top of page
logo transparente.png
Buscar
  • Foto do escritorJR Spice

Atualizações sobre o ORÉGANO peruano e o grande desafio da falta de navios do Peru para o Brasil.



Apesar da safra de Orégano, uma das principais especiarias do país, estar a todo vapor neste período do ano, e permanecerá assim até fevereiro de 2022, o que, em tese, garantiria preços mais competitivos e acessíveis no mercado, alguns aspectos acabam por “compensar” isso negativamente, fazendo o preço inflar.

Sim, estamos falando do frete.


A “crise dos contêineres”, como tem sido chamada, é uma questão que tem ascendido em praticamente todo o mundo e que tem tocado o sinal de alerta há um tempo pela forma agressiva que tem impactado os custos dos fretes marítimos. No Peru essa realidade tem sido mais e mais afetada pela escassez de navios, cuja frequência, que já não era tão alta, caiu ainda mais. Para se ter uma ideia, segundo nossos fornecedores parceiros, havia uma frequência de quatro navios por mês e caiu para apenas dois.


E isso é facilmente corroborado em matérias publicadas recentemente em diversas plataformas de notícias pelo mundo. A exemplo disso, mencionamos o trecho da jornalista chilena Cecília Barría, da BBC, que em 30 de agosto de 2021, escreveu: “(...)Agora que a economia internacional começou a se recuperar e os consumidores em diferentes países querem mais produtos, o sistema de transporte marítimo global está lutando para atender a essa demanda. Uma demanda que vai aumentar à medida que nos aproximamos das festividades de final de ano.” (Cecília Barría, BBC News World)

A expectativa é que problemas logísticos (como o custo e a demora) provenientes dessa crise se estendam por boa parte do ano de 2022.


Por isso, a antecipação de compras tem sido recomendada por especialistas de diversos setores do comércio, e não é diferente para o nosso caso em relação ao Peru.

Nossos fornecedores também aconselham a antecipação para adquirir os produtos, ou, ainda, a possibilidade de passar a considerar o transporte terrestre como alternativa.


Apesar da escassez de navios e aumento dos fretes, o preço hoje está relativamente bom, sendo negociado na casa de US$ 2.400,00 CRF Santos, a questão é o tempo de carregamento que gira em torno de 30 a 45 dias.


Fonte de informações provenientes de fornecedores parceiros, homologados pela Jr Spice.

Referência da citação da jornalista: https://www.bbc.com/mundo/noticias-58324770

댓글


bottom of page